Inventário

Comércio varejista

A energia elétrica é utilizada por quase todos os habitantes e negócios no mundo. No Brasil, esta energia é uma das mais caras do mundo e o seu consumo, é um dos principais custos de vários setores do varejo brasileiro.

 

Atualmente, os consumidores comerciais, industriais e residenciais não acompanham o consumo da energia ao longo do mês, analisando apenas os dados da fatura fechada e planejando ações de eficiência energética para o futuro. Dessa forma, as ações para reduzir o consumo são atrasadas e difíceis de serem mensuradas.

 

A Dayback atua no entendimento sobre geração e consumo de energia em cenários futuros, economia de energia, de dinheiro e de recursos naturais. Possuímos diferenciais tecnológicos em relação aos produtos, processos ou serviços disponíveis no mercado e com isso entregamos a melhor solução personalizada para nossos clientes.

Desafios do setor 

Um dos maiores custos do setor varejista é a energia elétrica. Entidades estimam que ela é a segunda maior despesa de supermercados e shoppings centers. A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) aponta que a despesa com energia elétrica varia entre 1% e 2% do faturamento nos estabelecimentos do varejo.

Rotinas mal planejadas, falta de manutenção e falta de conscientização das equipes sobre o uso racional e responsável da energia também representam fontes de desperdício que afetam o volume total de energia consumido. Confira alguns dos principais causadores de custos extras com energia:

  • Equipamentos obsoletos;

  • Baixo fator de potência;

  • Alto consumo de energia no horário de ponta;

  • Demanda contratada de energia não atende o perfil de consumo da empresa.

Consultoria em energia 

Através do monitoramento de energia, inteligência artificial e educação do consumidor entregamos eficiência energética e redução de custos da fatura elétrica para clientes com ou sem painéis fotovoltaicos. Contamos com um know hall de clientes varejistas, entre os setores que já atuamos estão: supermercados e hipermercados, postos de combustível, petshops, lojas de materiais de escritório, lojas de artigos para casa, entre outros setores.

 

A consultoria Dayback atua da gestão e no monitoramento, a gestão de energia é uma forma inteligente de reduzir e controlar os custos com energia elétrica em uma empresa, trazendo eficiência energética e aumentando a competitividade do negócio e sua sustentabilidade no mercado.

 

A Dayback é pioneira na criação de tecnologias que auxiliam no monitoramento de energia e na gestão de energia. Nossa tecnologia Dayback Energy registra e processa os dados do consumo de forma automática, emite relatórios gerenciais e fornece indicadores estratégicos aos gestores, oferecendo uma visão coesa sobre o desempenho energético da empresa e apontando seus gargalos operacionais.
 

Em empresas com grande utilização de energia elétrica indicamos a estimativa de utilização da energia elétrica para o futuro, com isso o cliente consegue comprar energia de forma sazonal de maneira assertiva. Assim, ele não é refém de concessionárias caras e tarifas fora da realidade, comprando apenas o que é necessário de forma coerente. 
 
 

 

Eficiência energética 

A Dayback tem compromisso com a transição energética e atuamos para que demais empresas alcancem esse objetivo, veja algumas medidas que podem ser adotadas em seu negócio:

  • Aproveite a iluminação e a ventilação natural, principalmente nas estações com temperaturas amenas;

  • Abra janelas, cortinas e persianas. Evite acender lâmpadas durante o dia, aproveitando a luz natural;

  • Limpe as lâmpadas e luminárias, de preferência utilize lâmpadas de LED ou fluorescentes;

  • Pinte ambientes em cores brancas ou claras;

  • Mantenha equipamentos elétricos em bom estado;

  • Realize manutenções preventivas e mantenha os filtros dos ares-condicionados limpos;

  • Evite o resfriamento excessivo dos ares-condicionados, regulando sempre o termostato (temperatura ideal entre 23 e 21º C);

  • Não deixe aparelhos eletrônicos ligados;

  • Atividades que demandam grande uso de energia elétrica devem ser feitas fora do horário de pico (evitar o período ​entre 18 e 21 horas);

  • Reorganize os postos de trabalho, setorizando os ambientes de trabalhos para evitar que ambiente com poucas pessoas continue utilizando energia.