Como obter financiamento para energia solar

Sou uma política de privacidade e segurança. Sou um ótimo lugar para informar seus clientes sobre como você usa, armazena e protege informações pessoais. Adicione detalhes sobre o uso de serviços bancários de terceiros para verificar o pagamento, como  você coleta dados ou quando entrará em contato após a conclusão da compra.

A privacidade do usuário é muito importante para sua empresa. Reserve um tempo para escrever uma política clara e precisa. Use linguagem simples para ganhar confiança e fazer com que ele retorne ao seu site!

Solar Energy

A geração de energia solar fotovoltaica gerou 2 mil MW no Brasil em 2018. Visto que, nos últimos anos, a tecnologia comprovou ser viável financeiramente para as empresas. Os retornos de investimento, conhecido como  PayBack, é estimado em 03 à 07 anos.

Você é empresário ou diretor e já teve o interesse em investir em energia solar fotovoltaica? Chegou a fazer um orçamento mas ficou com medo de investir? Que bom que você chegou até esse texto. Vamos te explicar como obter opções de financiamento para energia solar.

Descubra a seguir como você pode obter um bom financiamento para energia solar e passar a economizar até 95% em sua conta de energia o quanto antes!

1. Requisitos para angariar um bom financiamento?

  • Documentação: Para pessoas jurídicas, é importante ressaltar que todas as Certidões de Negativa de Débito (CND) precisam estar em dia. Neste caso, se o financiamento for solicitado em um banco público ou de fomento. Esses documentos são chamados de Garantias de Idoneidade.  Para os demais bancos, os privados, apenas os documentos que comprovem a saúde financeira da empresa e seus sócios.

  • Pesquisa por perfil de empresa: Dependendo do seu perfil de empresa, seja indústria, comércio ou agrícola, existe um linha de crédito para o seu negócio. Visto que, algumas instituições possuem créditos específicos para energia solar. Também, é possível encontrar benefícios em determinadas regiões. Como por exemplo, o FCO rural/empresarial do BB no Centro Oeste, onde as taxas de juros são bem atrativas.  

  • Variação com o tempo entre as instituições: Primeiramente,Precisamos entender que as linhas de crédito e financiamento são alteradas com o tempo. Bem como, os requisitos de cada crédito em particular. Principalmente, aqueles feitos por bancos regionais de fomento. Ou seja, sempre busque informações atualizadas junto às instituições para saber quais são as oportunidades.

2. Qual o tempo máximo para pagar o financiamento?

Existem prazos de até 240 meses! Mas calma, o financiamento variam de acordo com a linha e o perfil do cliente. Logo, saiba que, é improvável que sua empresa precise de tanto tempo. Os resultados de retorno do investimento, dependendo da região e do tamanho do projeto, ocorrem em até 7 anos.

Um sistema solar fotovoltaico é um investimento de vida útil longa. A tecnologia atual, estima-se que a durabilidade das placas esteja entre 25 a 35 anos, dependendo do fabricante.  Semelhantemente, os inversores podem durar até 20 anos. Como podemos ver, o prazo de retorno varia caso a caso. Isto é, depende do porte de cada empreendimento e qual será o custo do projeto.

Portanto, observa-se que o investimento em energia solar é interessante para quem consome quantidades consideradas intermediárias de energia. Por exemplo, postos de gasolina, silos graneleiros, supermercados e hotéis estão entre os investidores mais frequentes na tecnologia. Para esses perfis, o prazo de retorno deve acontecer entre três a sete anos. Assim sendo, podemos concluir que, financiar placas fotovoltaicas é um investimento seguro, pois os preços da energia elétrica irão só aumentar.

3.  Algumas linhas de crédito de energia solar para empresas

Finame do BNDES

Para serem financiados pela linha, as máquinas e equipamentos devem ser credenciados no BNDES, que somente poderá apoiar a aquisição de equipamentos com o código Finame do sistema fotovoltaico. Com o código Finame do sistema FV, a empresa (beneficiária da operação) poderá financiar a sua aquisição, direta ou indiretamente, pelo BNDES.

 

 

 

 

 

 

 

Confira neste link as atualizações: Financiamento BNDES

Como adquirir:

É necessário que a empresa escolhida encaminhe as solicitações diretamente ao BNDES. Uma instituição financeira credenciada também pode realizar esse processo.

FCO Banco do Brasil

Esse programa de financiamento à energia solar do Banco do Brasil utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), criado pelo governo para fomentar o desenvolvimento econômico e social da região, e é oferecido a empresas e produtores rurais através de dois principais programas:

Com prazos, limites e encargos financeiros diferenciados, esta linha de crédito é destinada às empresas que se dedicam a atividade produtiva nos setores industrial, agroindustrial, mineral, de turismo, de infraestrutura econômica e de comércio e serviços na região.

 

Confira neste link as atualizações: Financiamento FCO BB

Proteger Urbano Empresarial Banco do Brasil

Linha de crédito para ampliar ou modernizar empresas. Com o financiamento o empreendedor pode expandir seus negócios, com reformas de suas instalações, aquisição de máquinas, equipamentos ou veículos automotores. O financiamento utiliza recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Governo Federal. Os projetos de investimento devem proporcionar geração ou manutenção de empregos e renda.

Confira neste link as atualizações: Financiamento Proger BB

  • Benefícios:

É possível conseguir uma carência de 12 meses para começar a pagar o projeto.

  • Garantias:

Utilização de fundo garantidor (FAMPE) como garantia de parte do financiamento    para ter acesso a taxas diferenciadas.

 

Agro Pronaf Banco do Brasil

A linha de crédito Pronaf Eco do BB destina-se aqueles produtores rurais que se preocupam com o meio ambiente e que desejam investir em soluções ambientais e de silvicultura.

Os ganhos advindos disso são de benefício do próprio agricultor, que poderá fazer uso de tecnologias que trazem maior sustentabilidade ou melhorias ao campo, como os sistemas fotovoltaicos.

 

 

 

 

 

Confira neste link as atualizações: Financiamento Pronaf BB

Linha Sustentabilidade Santander

Por meio da Santander Financiamentos, é possível obter três linhas de crédito. Incluindo a compra e instalação de equipamentos para geração de energias renováveis (como a solar fotovoltaica).

 

 

 

 

 

Confira neste link as atualizações: Financiamento Santander

Financiamento para Energia Solar – Sicredi

O Financiamento para Energia Solar é uma linha de crédito específica para a aquisição de tecnologias (equipamentos e softwares) que se beneficiem de energia solar para um determinado fim.

Confira neste link as atualizações: Financiamento Sicredi

Portanto, agora você está um pouco mais preparado para conquistar o financiamento para o seu projeto. Todas as dicas dadas no item 3 podem sofrer alterações. É necessário sempre validada juntamente com os gerente de contas de cada banco. Se ainda está com dúvida sobre o cálculo de quanto sua empresa pode economizar, acesse nosso simulador.

DAYBACK – Energia Estratégica – redefinimos o seu relacionamento com energia. Tire proveito do Marketing Verde. Assuma o controle de seus custos de energia hoje!

 

Ficou interessado?

Vamos começar um projeto?

Email: contato@dayback.com.br

Telefone: (48) 3012-1288

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook ícone social